Você é daqueles que sonha em chegar na sua casa, depois de um dia quente de trabalho, e pegar uma cerveja estupidamente gelada para se jogar no sofá e assistir seu time jogar?
Então lembra que precisa tirar a garrafa do refrigerador e deixá-la por algum tempo no freezer para atingir o ponto que te agrada. Pronto! Seu jogo foi interrompido por pensamentos insistentes sobre investir em uma cervejeira para ter sempre a sua bebida preferida na temperatura ideal.
Considerando que isso facilitaria sua vida também nos churrascos que costuma oferecer aos amigos nos fins de semana, o esquenta dos filhos e os happy hours da esposa, a decisão foi tomada. Gol!
Daí a descobrir que pode ter um balcão refrigerado sob medida, que atende as suas necessidades de acordo com o espaço disponível e ainda com design clean, que nem de longe lembra um bar ou padaria, foram só três copos – com colarinho, é claro.
Sob medida
Seja para a cozinha ou para a varanda gourmet, ambiente queridinho dos amantes de um bom churrasco bem acompanhado de cerveja geladinha, o balcão refrigerado da Pelicano Gourmet tem equipamentos sob medida em aço inox ou em fino revestimento de madeira, composto de cervejeira horizontal e balcão frigorífico para carnes e bebidas.
Os equipamentos são frostfree (degelo automático), têm microprocessador digital, revestimento de inox interno e externo e fechamento automático das portas, que podem ser inteiramente de inox ou de vidro com iluminação led.
A cervejeira pode ter o seu motor remoto, ou seja, ele fica em outro ambiente para evitar o ruído no local, e sua temperatura chega a -5 graus.
Temperatura x sabor
As diferenças entre uma cervejeira e uma geladeira comum vão muito além de ter um lugar específico de armazenamento de cervejas. Além de proporcionar mais praticidade para guardar, a cervejeira mantém a bebida na temperatura certa, sem congelar ou esquentar o produto, realçando o sabor e mantendo sua qualidade.
Enquanto a temperatura do refrigerador fica em torno de 5ºC, o que não é bastante para deixar a cerveja gelada, no freezer pode chegar a -20ºC, o que faz com que a bebida congele. A temperatura que a cervejeira alcança é o principal diferencial: entre -6 º e 0 ºC, que é a ideal para a cerveja e outras bebidas fermentadas.
Embora no Brasil a gente aprecie beber cerveja extremamente gelada, favorecido em grande parte pelo clima quente, vale ressaltar que para sentir o sabor da bebida o ideal é não usar temperaturas menores que 0°C. Quando consumida abaixo de 0ºC, diminui a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor.
Gelada até o fim
Como gostamos de cerveja bem geladinha, os nossos copos são bem menores do que, por exemplo, as canecas alemãs: com o clima, as nossas cervejas ficam quentes bem mais rápido.
Na Alemanha, a cerveja é servida à temperatura ambiente porque o clima é frio na maior parte do ano. Portanto, a bebida está fria – e não estupidamente gelada para não congelar as pessoas.
Congelada, jamais
O congelamento tira algumas propriedades da cerveja.
Também não se deve gelar e degelar a cerveja, pois altera suas características e pode alterar seu gosto.
Os bom entendedores sabem que as cervejas mais claras e suaves normalmente são servidas mais geladas, enquanto as mais escuras e mais fortes devem ser servidas a temperaturas maiores.
Espuma preciosa
O famoso colarinho dá corpo, consistência e prolonga o sabor. Funciona como um isolante térmico, mantendo sua cerveja numa temperatura adequada por mais tempo. É recomendado deixar entre 2 e 3 dedos de colarinho para manter o aroma e a temperatura.
Queridinha dos brasileiros
Terceiro maior produtor mundial de cerveja, o Brasil entrou na ondas das cervejas artesanais, que já contam com mais de mil produtores. Paixão nacional, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no país, com 12.526,9 milhões de litros em 2018, seguida da cachaça, com 520,3 mil litros e do vinho, com 311,8 mil litros, segundo dados da Euromonitor.
Na www.pelicanogourmet.com.br você encontra as melhores opções de cervejeiras sob medida que, além de facilitar a sua vida e impressionar seus convidados, ficam perfeitas na sua cozinha ou varanda gourmet – e ainda possibilitam um brinde geladinho!
Comentarios